Alimentos que ajudam a combater varizes

Quer saber se alguns alimentos podem ajudar a combater varizes? A resposta é SIM, e é o que mostraremos nesse artigo, quais alimentos podem virar aliados no combate às varizes.

Muito além de um simples problema estético, as varizes podem doer e incomodar tanto além de desencadear muitas doenças circulatórias.

Infelizmente, a grande maioria das mulheres só se preocupam com o fator estético da doença quando, na verdade, as varizes podem afetar a sensação de bem-estar e a saúde, por isso, devem ser tratadas com muita atenção.

E uma das formas mais simples, e naturais, de combater as varizes é apostando em uma boa alimentação, principalmente, em alimentos fontes de vitaminas e minerais.

As causas podem ser muitas, desde fatores genéticos, até má circulação, obesidade, gravidez, vida sedentária, o fato é que as varizes fazem parte da vida  de muitas pessoas, tanto homens, quanto mulheres, e podem interferir diretamente na qualidade de vida delas, desencadeando uma série de doenças circulatórias.

Felizmente, alguns hábitos saudáveis são capazes de ajudar a prevenir o aparecimento das varizes.

Veja Também: Varizero Creme para Varizes

Primeiramente, é preciso saber que a má circulação pode trazer uma série de problemas e as varizes é um deles, porém, alguns alimentos podem ajudar a melhorar a circulação e, consequentemente, as varizes.

É preciso considerar que vitaminas e minerais ajudam a manter a integridade dos vasos sanguíneos, e juntos com uma boa hidratação, ou seja, bebendo muita água por dia, a circulação acaba fluindo bem melhor.

Nesse sentido, não podemos esquecer das verduras escuras, que possuem uma grande quantidade de fibras, como a salsa, um milagroso alimento para a circulação que, também, desintoxica o fígado.

Nessa lista também não podem faltar alimentos fontes de vitamina C e bioflavonóides, como damasco, morango, tomate, ameixa e pêssego, que são considerados potentes antioxidantes e excelentes para a circulação.

As frutas vermelhas também não podem ficar de fora, como amora, framboesa, uva que trazem alguns benefícios para a circulação e, principalmente, o mirtilo, que fortalece as paredes das veias.

Até a dupla cebola e alho são também exemplos de alimentos com grande quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios, que também  favorecem a circulação.
Não dentro da lista de alimentos, mas ainda como uma simples forma de prevenir o problema, podemos incluir o hábito de massagear o corpo e escovar a pele, acredite,  isso pode ajudar a prevenir as varizes. E não podemos deixar de fora os exercícios físicos, procurando manter-se no peso ideal.

Alimentos que ajudam a combater as varizes

  1. Alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer a parede dos vasos, dentre eles temos a acelora, goiaba, caju, amora.
  2. Alimentos que possuem quercetina em sua composição, possuem ação anti-inflamatória, por isso, são eficazes na prevenção das varizes, tais como cebola e maçã.
  3. Abacaxi possui em sua composição a bromelaína, que ajuda a combater a fibrina. Assim, como quem possui varizes apresenta dificuldade de degradar a proteína chamada fibrina, a qual é depositada ao redor dos vasos, e a bromelaína presente no abacaxi tem capacidade de quebrar essa proteína, a ingestão de abacaxi acaba sendo super benéfica, diminuindo esse depósito.
  4. Peixes ricos em ômega 3 são eficazes no combate às varizes, pois ajudam a evitar a formação de gordura e melhoram a circulação sanguínea, Salmão é um bom exemplo.

Que alimentos evitar para prevenir as varizes?

Na verdade, tanto para evitar varizes, como qualquer outro problema de saúde, é preciso investir em uma alimentação equilibrada e saudável. Por isso, para prevenir varizes, é preciso evitar, principalmente, os seguintes alimentos:

  • gorduras
  • frituras
  • leites
  • produtos lácteos integrais
  • carnes gordas,
  • manteigas,
  • banhas,
  • bacon,
  • embutidos ( linguiça, salsicha),
  • açúcares

Certamente, nada substitui o tratamento com um  cirurgião Vascular, pois varizes é doença e se não for tratada, as complicações podem ser irreversíveis.

Leave a Reply