Como perder o medo de dirigir com 10 dicas simples

Embora a cada ano, mais ou menos 2,1 milhões de pessoas tiram carteira de habilitação, dentre elas, porém, muitos acabam não pegando no carro, e isso devido ao medo de dirigir.

Você também passa por esse problema? Então, não se sinta sozinho, muita gente está nessa situação, por isso mesmo, resolvemos mostrar aqui como perder o medo de dirigir com 10 dicas simples. Confira!

1. Procure uma companhia

Uma dica, que costuma ajudar muito quem está começando a dirigir, é  convidar alguém de sua confiança, habilitado e que já dirija há algum tempo, para lhe fazer companhia. Acredite, isso costuma passar mais confiança afstando o medo, sem falar em truques e dicas que obterá.

2. Escolha com cautela

Então, na hora de convidar alguém, não é para convidar aquele amigo piadista e aventureiro que quanto mais trisco, parece se divertir mais. Essa hora não é para brincadeira, é para perder o medo e insegurança, portanto, requer um certo filtro nessa escolha. Evite pessoas muito críticas e impacientes, ou extremamente imprudentes, a hora é de escolher alguém que passe segurança, experiência e dicas. Obs: se não tiver alguém com essas características, vale apelar para aulas extras.

3. Garagem e estacionamento vazio

Muita gente se sente mais segura, no começo, treinando na própria garagem, estacionamento, claro, desde que o espaço permita. Treine estacionar, fazer pequenas manobras, ré, enfim, é possível ir pegando confiança aos poucos, nesses pequenos trajetos e locais mais seguros.

4. Escolha ruas tranquilas

Geralmente, as autoescolas estão localizadas em centros urbanos, com treinos em locais de trânsito intenso, o que é ótimo para a pessoa ir pegando experiência. Mas quem tem medo de dirigir, com certeza, pode ficar ainda mais assustado, até porque, o que não faltam são caminhões e ônibus, por exemplo, se divertindo em colocar o futuro motorista com medo. Por isso, uma dica é começar treinando naquelas ruas de bairro mais tranquilas.

5. Finais de semana

Outra dica é procurar treinar nos finais de semana, quando o movimento de carros cai drasticamente, sem dúvida, é uma boa oportunidade de praticar com calma, sem ninguém buzinando impaciente atrás de você.

6. Nada que possa distrair

Animais, crianças, rádio, celular, fuja disso tudo quando for treinar. Dirigir requer total atenção para o trânsito, principalmente, quando se está começando. Não deixe que nada lhe tire o foco.

7. Um passo de cada vez

Vá aos poucos. Tente começar pela garagem, depois pela sua rua, sua quadra, seu bairro, até o trabalho ou faculdade. O que importa é que vá se sentindo seguro em cada progresso feito.

8. Identifique a causa do medo

Para tudo existe um porquê, nesse sentido, procure identificar a causa de seu medo. Caso não consiga chegar a uma razão específica, talvez o melhor seja procurar uma ajuda psicológica, para poder tirar o medo e insegurança.

9. Curso de direção para habilitados

Não se sente seguro ainda, não tem ninguém próximo para lhe ajudar? Então, talvez, no seu caso, o melhor seja investir em um curso de direção para habilitados. Nesse curso, terá orientações extras e mais treinamentos coltados a quem está inseguro no volante, ou seja, projetados exclusivamente para auxiliar pessoas que querem praticar mais, ou têm medo de dirigir.

10. Pratique mais e mais

Mesmo quem não tem o medo de dirigir tão acentuado, com certeza, em algum momento, também se sentiu inseguro. Não se sinta mal por isso. Muitas vezes, o medo é só o excesso de responsabilidade, e a insegurança acaba falando mais alto. Por isso, a  dica é treinar, treinar e treinar, até que se sinta apto para assumir uma direção. Só o treinamento e a prática poderão passar mais confiança e experiência.

Leave a Reply