Como prevenir problemas de próstata?

Se as mulheres se preocupam mais com a saúde, indo ao médico e fazendo exames com mais frequência como exame de mama, uma ou duas vezes por ano, os homens são bem mais relaxados quando falamos em cuidados com a saúde, não é raro o caso de homens que ficam anos sem ir a um médico ou fazer um exame de rotina, checkup, etc.

Quando se trata de próstata então, a maioria tem pavor só de pensar no “temido exame” que é usado por muitos para fazer piadas, memes e brincadeiras conforme os homens vão se aproximando dos 40 ou 50 anos de idade, mas o fato é que a próstata é um órgão masculino muito importante e se não houver alguns cuidados, complicações podem aparecer.

Ao contrário do que muitos pensam, não é só questão de checar câncer de próstata, este órgão quando não está bem pode causar diversos outros problemas que impactarão de forma negativa a vida do homem, coisas como dificuldade para urinar de forma completa, ter que ir ao banheiro diversas vezes durante o dia ou até ter que acordar durante a noite mais de uma vez para urinar, desta forma trazendo prejuízo para qualidade do sono.

Estas coisas começam acontecer quando a próstata aumenta de tamanho, isto de certa forma é normal e ocorre em mais de 80% dos homens, o aumento da próstata, os fatores para este problema são muitos, é possível prevenir este aumento com Prost+Active um tratamento natural para próstata, mas você também pode mudar alguns hábitos que ajudarão muito a impedir que você sofra com este problema.

Uma das causas do aumento da próstata é ficar muito tempo sentado, então se você trabalha sentado no computador por exemplo, é importante fazer intervalos de uma em uma hora para levantar, andar um pouco, se esticar, etc.

Ciclistas também estão muito sujeitos a ter problemas de próstata, justamente pelo mesmo motivo, ficar muito tempo sentado, mas neste caso é pior ainda, porque o banco pequeno piora a situação pressionando a próstata ainda mais do que nas pessoas que ficam sentadas apenas em cadeiras, aqui a recomendação é a mesma, fazer paradas a cada 1 hora pelo menos, sair da bicicleta para andar um pouco.

Além dessas duas situações, que em muitos casos pode ser difícil de fazer algo a respeito, afinal nem sempre vai ser possível fazer estes intervalos para “dar um tempo a sua próstata”, é muito importante tomar bastante água diariamente e ter hábitos alimentares saudáveis, comendo muitas frutas, verduras e legumes e evitando ao máximo comidas industrializadas ou fast food.

Por último, os exercícios físicos sempre ajudam, coisas como caminhada, corrida, natação e treinos de artes marciais, por razões óbvias os exercícios e atividades físicas menos recomendados seriam aqueles em que é necessário estar sentado muito tempo como o ciclismo.