Como cuidar bem do cabelo?

Um cabelo bem cuidado tem um impacto profundo na criação de laços sociais. É por isso que vemos o cabelo como mais do que apenas ‘cabelo’. A gestão do cabelo, hoje em dia, nunca é baseada no género.

Para prosseguir, você deve conhecer um pouco da anatomia elementar do cabelo.

A haste do cabelo é formada por queratinócitos. Possui três camadas, a saber, a cutícula, o córtex e a medula.
A cutícula é formada por células mortas. A cutícula protege a haste do cabelo de danos causados ​​pelo calor e abrasão. É coberto por uma camada molecular lipídica, que repele a água. Quando as cutículas são planas, o cabelo é liso. É por isso que um cabelo liso também reflete a luz em um avião. Dá uma impressão de brilho. Quando as cutículas sobem, o cabelo fica frisado.
O córtex fica no interior da cutícula. Esta parte da haste dá cor ao cabelo. Todas as cores naturais do cabelo são compostas por apenas dois pigmentos, a eumelanina (predominantemente preta e marrom) e a feomelanina (vermelha) .
A medula é a camada mais interna do cabelo. É estruturalmente composto por hélices de alfa-queratina densamente compactadas. Ele também contém DNA (que é usado em análises forenses para investigações de crimes). É a parte mais delicada e ágil do cabelo.
O bulbo, que constitui os queratinócitos, é ricamente suprido de capilares sanguíneos, de onde deriva sua nutrição. É complementado pelas glândulas sebáceas (produtoras de lipídios) e pelo músculo eretor do pêlo.
A saúde geral do cabelo depende da dieta de uma pessoa (70%), de sua genética (25%) e da aparência (5%).

No que diz respeito à dieta, ela deve consistir em:

Proteínas, cerca de 44-50 g por dia (0,8 g por kg de peso corporal) .
300 g de carboidratos por dia .
Menos de 80 g de gorduras totais, das quais 25 g de gorduras saturadas e 300 mg de colesterol (lembre-se, o colesterol faz parte da bicamada fosfolipídica).
30 g de fibras dietéticas.
5.000 UI * de vitamina A, 60 mg de vitamina C, 400 UI de vitamina D, 30 UI de vitamina E e 80 mcg de vitamina K. Você também precisa de 1,5 mg de tiamina, 1,7 mg de riboflavina, 20 mg de niacina, 2 mg de vvitamina B6 , 400 mcg de folato, 2 mg de vitamina B6, 6 mcg de vitamina B12, 300 mcg de biotina e 10 mg de ácido pantotênico. * (IU- Unidade Internacional)
1.000 mg de cálcio, 3.000 mg de potássio, 3.400 mg de cloreto, 18 mg de ferro , 400 mg de magnésio, 1.000 mg de fósforo e 150 mg de iodo. Você também deve obter 70 mcg de selênio, 15 mg de zinco , 120 mg de cromo, 75 mcg de molibdênio, 2 mg de manganês e 2 mg de cobre.
Além desses, deve-se beber cerca de 1,75-2 litros de água por dia, religiosamente.

A rotina básica de cuidados com os cabelos é uma necessidade. Envolve:

tipos de cabelo variadosPré-condicionamento, ou seja, condicionamento antes da lavagem. Ele protege o cabelo dos agentes de limpeza agressivos presentes no cocô. Não se deixe influenciar por condicionadores que carregam uma grande ‘formulação rica em proteínas’. A proteína não é absorvida pelo cabelo. Na verdade, ele se acumula e causa danos ao cabelo, por sobrecarga de proteínas. Lave com água morna.
Aplicando shampoo. Jogue fora aqueles com SLS (Laureth Sulfato de Sódio) ou SLES (Laureth Etil Sulfato de Sódio). Eles são agentes de limpeza suaves. Mas, seu uso prolongado causa desordem nos cabelos. Prefira uma formulação ayurvédica contendo Bhringamalakadi tailam, um limpador potente ( na verdade, a palavra shampoo tem suas raízes no hindi -‘champi ‘, um alimento para o couro cabeludo). Caso contrário, pode-se preferir o clássico shampoo anti-lágrimas Johnson’s Baby.
Condicionamento, ou seja, reaplicar o condicionador para selar as cutículas. Lave bem com água morna para limpar qualquer resíduo restante.
Absorva a água do cabelo espremendo-o suavemente entre uma toalha de algodão.
Desembaraçar o cabelo com um pente de madeira de dentes largos. Deixe o cabelo secar.
Use uma escova de cerdas de javali para escovar os cabelos da parte inferior até a raiz. Não escove em excesso. Escove o cabelo duas vezes ao dia.

Para cabelos lisos use hidraliso que é excelente e trás ótimos resultados. Para saber sobre hidraliso preço recomenda-se entrar no site oficial do produto para ter certeza do melhor preço.

Prefira usar o mesmo shampoo e condicionador, porque seu couro cabeludo e sistema de cabelo estão acostumados a isso.
Corte o cabelo meio centímetro a cada mês. Sempre use uma tesoura graduada profissional projetada para cortar cabelo.

Massageie o óleo no couro cabeludo pelo menos uma vez por semana. Além disso, melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Também alivia a tensão. Prefira azeite, óleo marroquino, óleo de macadâmia, amêndoa, noz, coco, óleo de mamona etc. Você pode até usar óleos essenciais, mas apenas quando diluídos em um óleo base.
Sempre use chapéu, quando for beijada pelo sol.

Cuidado: a exposição excessiva ao calor e produtos químicos é uma decepção desagradável. Resista ao impulso de alisar, ondular, permanente ou pintar o cabelo.

Lembre-se sempre de que você é respeitado quando aprende a respeitar a si mesmo primeiro. Sua originalidade combina com você. Abrace seu cabelo. Você sempre ficará feliz em conviver com isso.