O que é Depressão e quais são as Causas
A depressão é um distúrbio que pode ter grandes impactos sobre a vida de pessoas que sofrem com isso. Em alguns casos, essa condição dificulta o estudo ou o trabalho, a manutenção de relacionamentos emocionais e sociais, o interesse ou o prazer pelas atividades diárias normais.
Infelizmente, as pessoas que sofrem de depressão raramente reconhecem os sintomas e não procuram atendimento médico. Na realidade, esta doença pode ser tratada e superada .
O tratamento é personalizado : o que é eficaz para uma pessoa pode não funcionar para outra. O caminho terapêutico para sair da depressão deve, portanto, ser estabelecido com a ajuda de um médico especialista, em relação às características do indivíduo e da doença.
O que é
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é uma condição caracterizada por uma série de sintomas que ocorrem simultaneamente, por um determinado intervalo de tempo. Essas manifestações interferem significativamente na vida diária e causam sofrimento significativo na pessoa que sofre com isso.
Os sintomas da depressão podem ser muitos, mas geralmente os mais comuns incluem:
- Tristeza persistente e / ou diminuição muito forte do humor;
- Pouco desejo de fazer e perda de interesse pelas coisas normais (por exemplo, trabalho, vida social ou relacionamentos);
- Incapacidade de experimentar prazer ( anedonia );
- Mudanças nos ritmos biológicos (como, por exemplo, dormir mal e lutar para levantar pela manhã);
- Dificuldade de concentração , perda de memória e outros distúrbios das faculdades cognitivas;
- Distúrbios físicos e somáticos, como dores de cabeça , falta de energia e mialgia, também são um alarme.
Para falar sobre depressão, é necessário que os sintomas estejam presentes o dia todo e durem pelo menos duas semanas.
Causas
Para entender como sair da depressão, é necessário saber que, ainda hoje, os mecanismos subjacentes a essa complexa doença não são totalmente conhecidos.
No entanto, nos últimos anos, alguns aspectos foram esclarecidos e parece que o distúrbio pode ser causado pela interação de vários elementos desencadeantes.
Em particular, parece que eles podem intervir:
Fatores biológicos : a depressão parece ser essencialmente devida a alterações biológicas que afetam as funções do cérebro . Isso ainda não foi totalmente esclarecido, mas a disfunção de alguns neurotransmissores , substâncias que permitem a transmissão normal de impulsos nervosos , pode estar implicada.
De fato, eles desempenham um papel importante nos mecanismos que regulam o humor, o relacionamento com o mundo exterior e a capacidade de reagir a estímulos emocionais. Se fator for algo biológico um antidepressivo natural pode ser uma ótima solução para uma melhora rápida.
Fatores genéticos : algumas pessoas têm uma predisposição básica para desenvolver depressão. Em alguns casos, esse aumento da suscetibilidade é determinado geneticamente e é hereditário: isso é demonstrado pelo fato de que muitas vezes mais membros da mesma família desenvolvem depressão.
Fatores psicossociais : a depressão pode ocorrer sem uma razão aparente; frequentemente, no entanto, o primeiro episódio é desencadeado por circunstâncias externas e pode ser associado a um evento desencadeante negativo, como experiências passadas dolorosas e estressantes , decepções e relacionamentos com amigos ou familiares não recompensadores.
Certas características de caráter e psicológicas do sujeito também podem predispor à depressão. Em particular, sujeitos introvertidos e tímidos são vulneráveis ou aqueles que entram em crise facilmente em caso de tensão ou sofrem de dependência interpessoal.
Fatores ambientais : em algumas pessoas propensas à depressão, eles manifestam sintomas apenas se experimentarem algumas situações no decorrer da vida. Por exemplo, a discrepância entre ritmos naturais e sociais aumenta as chances de adoecer. Da mesma forma, relacionamentos mal realizados ou trabalho insatisfatório estão envolvidos.
Outros fatores predisponentes são descanso insuficiente, baixa exposição à luz solar e abuso de álcool e drogas.